Secretaria de Saúde promove nesta sexta-feira (28) live sobre o Dia Mundial sem Tabaco e práticas integrativas e complementares no SUS

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta sexta-feira (28/5) live em comemoração aos 15 anos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde e ao Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio.

O encontro contará com a presença da técnica do núcleo de promoção a saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Handula Janine, acompanhada da acupunturista, psicóloga e especialista em saúde mental e psicanálise, Josiane Francisca Gualberto. O evento acontecerá às 14h, pelo Youtube da Prefeitura de Contagem.

As palestrantes discutirão como as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que se utilizam de recursos terapêuticos naturais e ações multidisciplinares que consideram a pessoa em seus vários aspectos (físico, psíquico, emocional e social), ajudam na promoção da saúde e no tratamento e na prevenção de doenças, de forma segura e eficaz.

Aproveitando a comemoração dos 15 anos da Política Nacional das PICS, será discutida a aplicação dessas práticas no tratamento de diversas toxicomanias, como o tabagismo.

Atualmente existem 29 tipos de PICS no SUS, como medicina tradicional chinesa, acupuntura, medicina antroposófica, homeopatia, plantas medicinais e fitoterapia. Em Contagem, é oferecido de forma integral e gratuita o procedimento de acupuntura.

Para buscar atendimento é preciso que o usuário procure a unidade básica de saúde mais próxima para que ele seja acolhido e encaminhado para o serviço de acupuntura.

Repórter Milla Silva