“Branquitude e a desconstrução do racismo” é tema de live nesta sexta-feira (28)

Nesta sexta-feira (28/5), a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social de Contagem, promove a live “Branquitude e a desconstrução do racismo”, que será transmitida pelo Youtube da Prefeitura de Contagem, às 10h.

A live vai tratar sobre a responsabilidade do branco para o fim do racismo estrutural e a desconstrução desse discurso, sendo ele parte fundamental do processo, inclusive para mudar o quadro de violência e a histórica associação do negro com a criminalidade e o perigo.

Para falar sobre a questão, foram convidadas a mestra em Psicologia Social, pesquisadora das relações raciais e facilitadora em Comunicação Não Violenta (CNV), Silvia Silva, e a professora da UEMG, doutora em Educação, pesquisadora do campo das relações raciais, Ana Amélia Laborne. O mediador será o superintendente de Prevenção à Violência da Secretaria de Defesa Social, Antônio Nunes.

Prevenção em Pauta

A live faz parte do projeto “Prevenção em Pauta”, desenvolvido pela Superintendência de Prevenção às Violências da Secretaria de Defesa Social de Contagem. Implementado este ano, o projeto tem como objetivo debater e levantar temas relacionados à segurança pública e à prevenção da violência, inserindo assuntos transversais, como questões de gênero, raça, juventude e outros.

Os debates serão mensais e a expectativa é de que eles sejam compilados e publicados em uma revista no final do ano. No mês passado, o tema abordado foi “Masculinidade”.

Repórter Carol Cunha