Contagem inicia imunização de gestantes e mulheres que tiveram filhos em até 45 dias com comorbidades

A Secretaria de Saúde (SMS) iniciou nesta terça-feira (25/5) a vacinação de gestantes e mulheres com comorbidades, que tiveram filhos em até 45 dias, e que fizeram o cadastro prévio no site da Prefeitura de Contagem. Na segunda-feira (24/5), o município recebeu 14.870 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo 11.360 doses da CoronaVac e 3.510 doses da Pfizer.

Inicialmente, a SMS está priorizando o uso das doses da vacina Pfizer para a imunização das gestantes e puérperas com comorbidades. Estima-se que em torno de 300 mulheres deste público-alvo serão vacinadas contra a Covid-19.

Os postos credenciados para a vacinação funcionam das 8h às 15h. Para vacinar, este público deve levar identidade, CPF, comprovante de endereço, um relatório médico autorizando a vacinação, não ter recebido qualquer vacina nos últimos 14 dias e não ter tido Covid nos últimos 30 dias.

Renata Gonçalves, de 37 anos, descobriu a gravidez recentemente. Por conta do diabetes, não via a hora de tomar a vacina. “Estou com nove semanas de gestação e foi com alívio e felicidade que recebi a notícia de que grávidas e puérperas com comorbidades iam ser incluídas na lista de prioridades. Isso dá uma segurança a mais, principalmente, no meu caso que tenho diabetes tipo dois, para levar uma gestação mais tranquila, sabendo que não só eu, mas meu bebê também está protegido”, afirma.

Segundo a diretora de Imunização de Contagem, Clarissa Castro, a vacina da Pfizer possui algumas diferenças em relação as outras vacinas já utilizadas no município. “Essa vacina é uma vacina especial. A princípio ela tem que ficar acondicionada congelada. Para a utilização, precisa passar por um processo de descongelamento. Ontem nós a recebemos nesse processo, ela vai descongelando até chegar em uma temperatura que pode variar de 8 a 2 graus. Depois de descongelada, tem validade de cinco dias. Após diluída, a validade cai para seis horas”.

Outra diferença dela para as vacinas da AstraZeneca e CoronaVac é a dosagem. “O frasco da Pfizer contém seis doses e a dosagem também difere das outras vacinas que já estamos aplicando aqui em Contagem. É aplicado apenas 0,3 ml da vacina, enquanto as outras são 0,5 ml”, explica Clarissa.

 Veja abaixo o que é necessário para a imunização:

  • Levar identidade com foto, CPF, comprovante de endereço;
  • Levar o relatório médico autorizando a vacinação;
  • Utilizar máscara e manter o distanciamento social;
  • Estar com apenas um acompanhante para evitar aglomerações;
  • Não ter sido vacinada contra a Covid-19;
  • Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
  • Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Locais de vacinação

REGIONAL ELDORADO

UBS Água Branca (Av. Seis, 320 – Conjunto Água Branca)

REGIONAL INDUSTRIAL

UBS Bandeirantes (R. Oito, 20 – Santa Maria)

UBS Jardim Industrial (Rua Henrique Zikler, 97 – Jardim Industrial)

REGIONAL NACIONAL

UBS Amendoeiras (Rua Seis, 52 – Vale das Amendoeiras)

REGIONAL PETROLÂNDIA

UBS Campo Alto (Avenida B, 1012 – Campo Alto)

REGIONAL RESSACA

UBS Arpoador (Rua Mariana, s/n – Arpoador)

REGIONAL RIACHO

UBS Sesc (Rua Padre José Maria Deman, 805 – Novo Riacho)

REGIONAL SEDE

UBS Santa Helena (R. Délio da Consolação Rocha, nº 705 – Santa Helena)

REGIONAL VARGEM DAS FLORES

UBS São Judas Tadeu (R. VL – 7, s/n – Nova Contagem)

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:

25-04-2021 Newton de Castro Resende (19)

Repórter Milla Silva 

Fotógrafo Newton de Castro