Prefeitura humaniza condições de trabalho de guardas civis gestantes e lactantes

No mês em que se celebra o Dia das Mães, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Defesa Social de Contagem e da Guarda Civil de Contagem, estabelece normas que asseguram qualidade e segurança no ambiente de trabalho para a guarda civil gestante com filho de até seis meses de idade. A Instrução Normativa Nº 2/2021, que trata do assunto, foi publicada nesta sexta-feira, 7/5.

As gestantes e lactantes com filho de até seis meses de nascido poderão se afastar das escalas de policiamento ostensivo ordinário, a pé e motorizado, e das escalas extraordinárias de serviço e dos sobreavisos.

A secretária Paola Soares entende a importância do momento gestacional e a particularidade de cada gestante. “Olhar para elas de forma individualizada é de fundamental importância para se respeitar esse momento tão especial e complexo na vida de uma mulher. Nosso objetivo é cuidar, proteger essas mulheres, não só durante a gestação, bem como na lactação, trazendo saúde emocional às novas mamães e seus bebês”, afirma.

A definição de lotação da servidora, estando nesta condição, ficará a cargo do Comando da Guarda Civil, que observará a particularidade de cada gestante, resguardando o equilíbrio saudável entre o trabalho e a saúde da mulher. “O nosso pensamento a todo instante é de humanizar as condições de trabalho das mulheres gestantes da Guarda Civil, direito esse que é assegurado. É nossa responsabilidade preservar a integridade física das nossas profissionais”, afirma a subcomandante, Anita de Carvalho.

As gestantes são amparadas por leis que lhes garantem direitos, como realização de exames de acompanhamento pré-natal, dar à luz com segurança, direto à licença-maternidade e à amamentação do filho, e o cuidado com elas deve ser prioridade. No que se refere à saúde, os cuidados não se resumem apenas ao acompanhamento do pré-natal, mas também a uma atenção diferenciada em razão de seu estado físico e mental.

Os direitos assegurados na recente Instrução Normativa buscam a proteção da mãe e do bebê durante a gravidez, bem como nos primeiros meses de vida da criança.

Repórter Leonardo Rocha

Fotografia Banco de Imagens