Moradores da Regional Nacional formam comissão para acompanhar as obras da UPA Nacional

Prefeita visitou as obras da UPA Nacional em fevereiro

Moradores da Regional Nacional formaram uma comissão paritária com 22 membros para acompanhar as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nacional, que fica localizada no bairro Pedra Azul.  “Quando citei para a população a formação de uma comissão para acompanhar as obras da UPA, muitos queriam participar. Conseguimos montar um grupo com diversos setores da sociedade. Estamos programando uma visita da prefeita Marília Campos na obra, acompanhada de toda comissão”, afirmou a administradora regional, Janete Romão da Silva.

A comissão é formada por membros de diversos grupos da sociedade organizada, como sindicatos, grupo de mulheres, grupos religiosos de várias denominações, associação comunitária, ONGs, comércio e conselho de saúde, dentre outros.

O fortalecimento da participação da população na vida da cidade, de forma democrática e representativa, é uma das apostas da atual administração municipal. Desde o início do seu governo, a prefeita vem incentivando a formação de comissões de moradores locais para acompanhar as obras que estão sendo realizadas.

Até o fim do ano passado, as obras na UPA Nacional estavam lentas e sem previsão de entrega. Nessa época, apenas 14% da estrutura estava pronta. Em visita ao empreendimento, o secretário de Obras, Marco Túlio, afirmou que a obra foi definida, junto com a secretaria de Saúde, como uma das prioritárias para conclusão. Assim, em um mês e meio em 2021, as obras da UPA avançaram para 26%. E no fim de março chegaram a 35%. A UPA Nacional está sendo construída no bairro Pedra Azul e o investimento é R$ 5,4 milhões.

Na visita ao local, em fevereiro, a prefeita Marília Campos solicitou para a empresa que está gerindo a obra que a inauguração ocorresse em agosto, mês do aniversário da cidade. “Vai ser uma UPA muito importante para a região, pois existe uma demanda grande da população do local. Como sempre digo: saúde tem pressa. E queremos inaugurá-la o mais rápido possível. Fiz um pedido especial para o engenheiro responsável pela obra, para que possamos inaugurar a unidade no aniversário de Contagem, em agosto”, afirmou a chefe do Executivo na ocasião.

Revitalização

Outra obra que vem gerando muita expectativa nos moradores da Regional Nacional é a obra de requalificação da Avenida Presidente Tancredo Neves, no bairro Xangri-lá, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos. As intervenções em execução na via contemplam cerca de dois quilômetros de fresagem geral e reconstituição de meios fios. Após a etapa de fresagem, será feita a requalificação do pavimento com a aplicação de uma camada de reforço.

A avenida, que faz a ligação entre os bairros Pedra Azul, Nacional e Xangri-lá, possuía um pavimento em péssimas condições, o que dificultava o tráfego pelo local. A restruturação da avenida está orçada em aproximadamente R$ 2,2 milhões. Todas as intervenções, viárias e urbanísticas, devem ser concluídas em maio deste ano. As obras fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) e são financiadas pela Corporação Andina de Fomento (CAF).

Repórter Lucas Borges

Fotógrafa Janine Moraes