Obras vão proteger vidas em vilas de Nova Contagem no período de chuvas

Em visita a Vila Soledade, a prefeita Marília Campos ressaltou que o plano de obras anunciado pela Prefeitura é um esforço para proteger vidas, proporcionar conforto e segurança para a população

Para proteger a vida das pessoas durante o período de chuvas, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, lançou na quinta-feira (29/4), um plano de obras que vai reestruturar as áreas de risco geológico nas regiões de Nova Contagem e Sede.

Ao todo, serão 111 intervenções que minimizarão os transtornos provocados por enchentes e deslizamentos em sete vilas do munícipio.

Em Nova Contagem, quatro vilas receberão as obras de contenção, são elas: Soledade, Beira Campo, Estaleiro I e Estaleiro II.

Na Vila Soledade serão construídos 33 muros de arrimos com alturas que variam de um a cinco metros e comprimento total de 968 metros. O local, que é cercado por encostas, receberá também obras de drenagem pluvial, adequação da rede de esgoto, instalação de guarda-corpo e pavimentação das vias com piso de concreto e asfalto.

A Vila Beira Campo, próxima ao centro comercial da região, será outro ponto com grandes intervenções. Serão 42 muros, com alturas entre um a cinco metros e comprimento total de 895 metros. Para melhorar a infraestrutura do local, que tem casas assentadas no entorno de um campo de futebol, construído pelos próprios moradores, serão executadas ainda obras de drenagem pluvial, adequação da rede de esgoto e instalação de guarda-corpo.

A rua Beira Campo será pavimentada e receberá a instalação de passeios e meio-fio. Além disso, uma praça de convivência com equipamentos de ginástica e playground será implantada na vila.

Já na Vila Estaleiro I, serão sete muros, com cerca de dois metros de altura e comprimento total de 157 metros. Não muito distante, na Vila Estaleiro II, serão sete muros, com alturas que variam entre um a quatro metros e 136 metros de comprimento. Nas duas vilas, serão executadas obras de drenagem pluvial, implantação de sistema de esgoto e pavimentação de vias. Localizado na Vila Estaleiro I, o Beco Campina Verde também será asfaltado.

Em visita a Vila Soledade, a prefeita Marília Campos ressaltou que o plano de obras anunciado pela Prefeitura é um esforço para proteger vidas, proporcionar conforto e segurança para a população. “Essas obras significam muito trabalho pela vida. São várias encostas espalhadas pela região e apresentam riscos para os moradores. Estamos na época da seca, então as pessoas acabam não se preocupando com isso. Esse é o melhor momento para executar essas obras, pois quando vier as chuvas, essas vilas estarão protegidas com as intervenções”, afirmou.

Morador da região e membro da comissão de obras, Gabriel Vieira, destacou que as intervenções vão beneficiar a todos. “Nós recebemos essas obras com grande alegria. Elas vão garantir qualidade de vida para todos, não só para quem mora aqui, mas também para quem circula pela região. Quando uma obra de prevenção é feita, evita que problemas maiores aconteçam. Melhora a vida das pessoas, os moradores podem deitar e dormir tranquilos na época de chuva”, contou.

Participaram da visita o vice-prefeito Ricardo Faria, o administrador da Regional Vargem das Flores, Wander Batista, e o secretário de Governo, Pedro Amaral.

Repórter Yuri Soares

Fotógrafa Janine Moraes

Outras fotos no endereço https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/albums/72157719059645391