Jovem contagense: o alistamento militar está aberto e deve ser feito até o dia 30 de junho

Jovens do sexo masculino que completam 18 anos até 31 de dezembro de 2021 devem se alistar até o dia 30 de junho deste ano. O alistamento militar é obrigatório em todo território brasileiro e deve ser feito de forma online, exclusivamente, por meio do site www.alistamento.eb.mil.br

Para iniciar o processo, o jovem precisa dos seguintes documentos:

• Documento de Identificação (RG, Carteira de trabalho, CNH);
  • CPF;
  • Comprovante de endereço em nome do cidadão ou dos pais do município de residência (Copasa, Cemig e Telefonia) atualizados;
  • E-mail;
  • Contato telefônico.

Após preencher o formulário, o jovem alistado deve acompanhar os próximos passos no mesmo site. O resultado da seleção é divulgado a partir do dia 1º de julho de 2021, quando o jovem saberá se foi dispensado ou convocado. Após sua dispensa, ele deverá acessar o site para solicitar o certificado e agendar o comparecimento para regularizar a sua situação, conforme os passos descritos abaixo.

Para requerer o certificado de dispensa:

• O jovem deve acessar a opção REQUERER CERTIFICADO;
  • Emitir boleto;
  • Pagar exclusivamente no Banco do Brasil;
  • Após o pagamento, anexar o comprovante.

Para agendar o comparecimento de regularização da sua situação:

Agendar por meio da opção ACOMPANHAR ALISTAMENTO no site ww.alistamento.eb.mil.br

• O jovem deve comparecer, pessoalmente, na data e no local indicado pelo site para regularizar sua situação;
  • No local, deverá apresentar a seguinte documentação: documento de Identificação (RG, Carteira de trabalho, CNH); CPF; Comprovante de endereço em nome do cidadão ou dos pais do município de residência atualizados (Copasa, Cemig e Telefonia); e comprovante de pagamento do boleto.

DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS:

Cidadão acima de 18 anos que já se alistou. Para solicitar 1ª e 2ª via do Certificado de Dispensa, ele deverá:

• Agendar seu comparecimento por meio do site www.alistamento.eb.mil.br
  • Data e local serão informados;
  • No atendimento presencial, o cidadão deverá apresentar a documentação informada acima.

Cidadão alistado em outro município, mas que hoje reside em Contagem. Para solicitar a transferência e solicitar o seu documento, ele deverá:

• Ligar para a Junta de Serviço Militar e agendar seu comparecimento (Telefone abaixo);
  • Documentação a ser apresentado (Confira a lista acima)

Cidadão que perdeu o prazo para se alistar, deverá:

• Ligar para Junta de Serviço Militar e agendar seu comparecimento (Telefone abaixo);
  • Documentação a ser apresentado (Confira a lista acima)

Junta de Serviço Militar de Contagem

Rua Vereador David de Oliveira Costa, 14 – Fonte Grande, Contagem.

Referência: Prédio da Secretaria de Defesa Social – Guarda Municipal

*Telefones: (31) 3198-8685 ou 3198-8680.

*Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O alistamento é obrigatório

Caso o candidato perca o período de alistamento ou não cumpra a Lei nº 4.375, de 1964, que coloca o serviço militar para jovens do sexo masculino como obrigatório, está sujeito a multa e fica em débito com o Serviço Militar.

Isso gera impedimentos como não poder tirar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), obter ou renovar passaportes, matricular-se em instituições de ensino ou editais para concurso público, assinar contratos com governos e empresas e ingressar no serviço público.

Repórter Carol Cunha

Fotografia Divulgação