Professor da rede municipal é um dos finalistas do “Prêmio Educador Nota 10”

O “Prêmio Educador Nota 10” selecionou os 50 finalistas de 2020 e um dos agraciados é Hamilton Gonçalves Barbosa, professor de educação física do 4º ano da Escola Municipal Deputado Jorge Ferraz, situada na regional Riacho.

Criado em 1998 pela Fundação Victor Civita, a premiação reconhece e valoriza o trabalho de professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país. Desde 2014, o prêmio é feito em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho.

O tema proposto por Hamilton Barbosa, intitulado “Enfrentando o machismo e o preconceito na participação do futebol”, motiva discussões, reflexões e práticas que incentivam a presença, o acolhimento, o encorajamento e a participação das meninas no futebol.

“Eu proponho aos estudantes fazerem variações do futebol com caráter pedagógico. A ideia dos projetos em sala é abordar, fazer escuta ativa, e saber o que os alunos falam sobre o assunto. E foi numa dessas conversas entre eles que eu identifiquei, por meio de um estudante, que a própria mãe dele já havia sido chamada no meio masculino com um termo pejorativo. Dessa forma, fiz um planejamento para escrever sobre o assunto”, explica o professor Hamilton.

Para incentivar o envolvimento de todos, o professor confeccionou um álbum de figurinhas com imagens das crianças e de funcionários da escola. Por fim, a turma produziu um painel com frases preconceituosas que não querem mais escutar no futebol e outro com as que querem ouvir mais, para combater a exclusão das meninas nas práticas esportivas.

Sônia Kele de Andrade Barreto, diretora da Escola Municipal Deputado Jorge Ferraz, destacou o profissionalismo do docente. “É sempre muito importante ter na equipe professores comprometidos com o trabalho. Mais importante ainda é poder contar com profissionais que vão além, que fazem a diferença não só numa classe ou na escola, mas na comunidade escolar. O professor Hamilton é esse tipo de profissional competente, compromissado, está sempre buscando o aprimoramento para com os estudantes”, afirmou.

Secretária municipal de Educação, Sueli Baliza enfatizou a luta do professor pela diminuição do preconceito. “O professor nos encheu de orgulho e é mais um exemplo dentro da nossa Rede Municipal. Eu o cumprimento pelo o seu valor e por também diminuir preconceitos”, disse.

O professor Hamilton possui um canal no Youtube, clique aqui – Para ler o artigo, clique aqui

O prêmio tem o patrocínio da Fundação Lemann, SOMOS Educação e BDO, e o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, prêmio global de Educação.