Palmeiras são transplantadas na av. João César para instalação de estação do SIM

A remoção e transplantio de palmeiras foi feita em um dos pontos onde será instalada a Estação Rotary, na avenida João César de Oliveira

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em conjunto com a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), fez no sábado (18) o transplantio de palmeiras em dos pontos onde será instalada a Estação Rotary, na avenida João César de Oliveira. Elas foram retiradas em frente à Magneti Marelli e replantadas próximas ao local onde será erguida a estação Cinco, na própria avenida. A ação faz parte da implantação de trecho do Corredor Norte-Sul do Sistema Integrado de Mobilidade de Contagem (SIM).

O trânsito foi desviado e concentrado nas faixas do meio e da direita, no dois sentidos. Um equipamento especializado foi utilizado na remoção das palmeiras, que também foram podadas. “A técnica de transplante consiste em alocar um indivíduo arbóreo que não agride as raízes da palmeira. Quando ela chegar no buraco final, será colocado um fertilizante natural e um pó químico que, ao entrar em contato com a água, ajudará na hidratação da raiz e com isso vai prolongar o tempo de vida”, explica a engenheira ambiental Maria Eduarda Monteiro.

Ao todo, serão plantadas 2.440 árvores como compensação pela supressão de 244 na avenida João César de Oliveira. Serão plantadas dez árvores para cada suprimida em outros pontos da cidade, como prevê o Decreto nº 1.030/2018. A operação de plantio já começou e a previsão é que tenha duração de seis meses.

Estações

As Estações de Transferência do SIM vão permitir a integração para troca de ônibus com tarifa única, ou seja, sem necessidade de o usuário pagar outra passagem. As estruturas vão ser instaladas ao longo do Corredor Norte-Sul para oferecer conforto e segurança aos usuários.

Elas foram dimensionadas para atender a demanda de passageiros de acordo com a região e as características das viagens. Cada estação será composta por três estruturas: plataforma municipal, plataforma metropolitana e anexo central, com bilheteria única para embarque.

Relação de estações do Corredor Norte-Sul:

Ouro Branco: LMG-808, paralela à avenida Álvaro Santos, no bairro Granja Ouro Branco.

Rotary: avenida João César de Oliveira, em frente à Magneti Marelli.

Cinco: avenida João César de Oliveira, em frente à Maxion.

Hospital Municipal: avenida João César de Oliveira, próximo ao Hospital Municipal.

Paulo Pinheiro Chagas: avenida João César de Oliveira, próximo à praça de mesmo nome.

Portugal: avenida João César de Oliveira, em frente ao Habib’s.

Olímpio Garcia: avenida João César de Oliveira, próximo à rua Monsenhor Bicalho

Castelo Branco: avenida João César de Oliveira, paralela à rua Oliveira

Shopping Itaú: avenida General David Sarnoff, em frente ao Sam’s Club

Papa João XXIII: avenida General David Sarnoff, em frente à Belgo Bekaert Arames